Diamantino terá curso de capacitação para uso de VANTs na agricultura
18/10/2018

Diamantino terá curso de capacitação para uso de VANTs na agricultura

Na próxima semana, produtores e técnicos da cadeia do algodão da região de Diamantino (no médio-norte mato-grossense) terão a oportunidade de fazer um curso prático de capacitação para uso de Veículos aéreos não tripulados (VANTs) na agricultura.

O curso é fruto de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e terá a duração de dois dias (carga horária de 16 horas).

Os alunos são colaboradores de grupos produtores de algodão e estarão divididos em duas turmas, sendo que a primeira terá aulas nos dias 23 e 24, e a segunda nos dias 25 e 26. O curso acontecerá no Campus avançado do IFMT em Diamantino.

 De acordo com os organizadores, o curso tem por objetivo apresentar a teoria e a prática do mapeamento aéreo com drones, além de trabalhar com os alunos o processamento das imagens capturadas. "Serão estudados os tipos de sensores que podem ser embarcados no drone, bem como os resultados obtidos com cada modelo de equipamento. O curso envolverá a prática em campo com a execução de uma missão para a coleta de imagens", informa o professor Fernando Brandão, coordenador do curso técnico em Agricultura do IFMT e professor da área de Engenharia Agrícola do campus de Diamantino.

Os instrutores serão os irmãos Mikael e Bruno Timóteo Rodrigues, que são bacharéis em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e consultores na área de sensoriamento remoto e mapeamento aéreo por drones/VANTs. O primeiro é doutor em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Bruno está concluindo seu doutoramento em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Unesp. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Foto: Acervo IMAmt

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482