Produtores de Mato Grosso participam de Missão Vendedores na China e Turquia
17/10/2018

Produtores de Mato Grosso participam de Missão Vendedores na China e Turquia

Diretores da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), entre eles, o presidente Alexandre Schenkel, estão participando da Missão Vendedores 2018, promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) na Turquia e na China, desde o dia 8 passado, em parceria com estaduais.

A Missão é uma iniciativa de marketing e prospecção de novos mercados para o algodão brasileiro, que consiste em reuniões com industriais e traders, visitas aos polos de têxteis, e eventos promovidos pela Abrapa. Nos Brazilian Cotton Days, a entidade apresenta os números da cotonicultura e os programas que vêm sendo desenvolvidos no país para incrementar a qualidade, a sustentabilidade, a rastreabilidade e a transparência nos dados de classificação instrumental de fibra, visando a reforçar a confiança dos compradores da commodity.

A agenda da comitiva brasileira começou por Kahramanmaras, na Turquia, onde o grupo se reuniu com cerca de 30 empresários turcos. A Turquia é um dos maiores importadores e consumidores de algodão no mundo. Na safra 2017/18, o país foi o quarto maior importador e o sexto maior consumidor mundial da fibra. O Brasil exporta, em média, 76,5 mil toneladas para a Turquia, o equivalente a 9,5% das importações de algodão daquele país. Para 2018/19, a Turquia deve consumir 15% a mais de algodão, com incremento previsto de 1% nas importações.

Na China, a passagem da Missão Vendedores foi dividida em três etapas. As primeiras, já cumpridas em Xangai e Qingdao, respectivamente, nos dias 11 e 12 de outubro. A segunda foi iniciada em Hong Kong, com a promoção do Brazilian Cotton Day pela Abrapa, na terça-feira (dia 16).  Hoje (quarta-feira), a comitiva brasileira participa do evento anual e do jantar de gala da International Cotton Association (ICA).  Além de Schenkel, integram o grupo mato-grossense os diretores da Ampa Alessandro Polato, André Guilherme Sucolotti, Cleto Webler, Alexandre De Marco e Guilherme Scheffer, e Fernando Maggi Scheffer, do Grupo Bom Futuro.

Na China, a comitiva brasileira visitou o Sunvim Group, maior fabricante de artigos de cama, mesa e banho chinês, que exporta para diversos mercados, principalmente, americanos e europeus. A Sunvim consome uma média de 100 mil toneladas de pluma por ano, mas ainda não compra do Brasil. A China é o maior consumidor de algodão do mundo. São, em média, 8,8 milhões de toneladas ao ano. Seu consumo cresceu em torno de 15%, da safra 2016/2017 para a 2017/2018. O país está, gradativamente, liberando os estoques que mantinha, “frutos de uma cara política de proteção da indústria nacional”, segundo o presidente da Abrapa, Arlindo Moura. Dados do ICAC apontam que essa redução foi superior a 19%. “Tudo isso, mais a divergência com os Estados Unidos, cria um cenário muito positivo para o algodão do Brasil”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa com informações da Ass. de Imprensa da Abrapa

Foto: Divulgação Abrapa

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482