Instituto Algodão Social oferece palestras em SIPATR de associados da Ampa
11/07/2018

Instituto Algodão Social oferece palestras em SIPATR de associados da Ampa

Ao longo deste ano, o Instituto Algodão Social (IAS) vem intensificando sua participação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (SIPATR) de fazendas dos produtores associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão).

"É uma forma de contribuirmos para a prevenção de acidentes e, dessa forma, realizarmos uma das missões do IAS, que é orientar os produtores e seus colaboradores, visando a produção de algodão com responsabilidade social", afirma Marcelma Maciel, supervisora de Sustentabilidade do órgão.

No início deste mês, a equipe do IAS marcou presença na SIPATR de dois grupos produtores, atendendo a um total de 274 trabalhadores. No dia 5, foi a vez da Fazenda Bahia, do Grupo Polato Sementes, na Serra da Petrovina (no município de Pedra Preta), onde foi realizada palestra sobre o tema “Prevenção de incêndio no manuseio, guarda e transporte do algodão”. No dia seguinte, aconteceram duas palestras na Fazenda Girassol do Prata do Grupo Girassol Agrícola, no município de Santo Antonio do Leverger. Os temas foram “Qualidade de vida” e “EPI e EPC”.

Nesta sexta-feira (13), a Fazenda Itaquerê do Grupo Itaquerê, no município de Novo São Joaquim, receberá a equipe do IAS para duas palestras sobre os temas “Direção defensiva” e “Cometimentos de falhas”.

Até o momento, o IAS esteve presente em 11 SIPATRs, oferecendo 12 palestras que atenderam 1178 colaboradores em 2018. As palestras foram ministradas pelos técnicos de segurança do trabalho Exdro Marcos Alves da Costa e Antônio Carlos Guimarães.

A realização da SIPATR atende à Norma Regulamentadora nº 31, que normatiza as ações de segurança e saúde do trabalhador rural. O evento conta com atividades direcionadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, com o objetivo principal de levar informações aos trabalhadores e sanar suas dúvidas a respeito de saúde e segurança no trabalho. A organização da SIPATR é feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de cada empresa, que pode escolher até dois temas de um total de 12 oferecidos pelo IAS.

Foto: Marcelma Maciel

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482