Novas tecnologias e opções de manejo no Dia de Campo IMAmt nesta sexta-feira
03/07/2018

Novas tecnologias e opções de manejo no Dia de Campo IMAmt nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (6 de julho), produtores, técnicos, pesquisadores e outros profissionais ligados à cotonicultura e ao sistema produtivo adotado em Mato Grosso têm encontro marcado no Dia de Campo IMAmt, que será realizado no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro, em Campo Verde (a 120 km de Cuiabá).

A partir de 7h30m, o presidente Alexandre Schenkel e outros diretores da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) estarão recepcionando o público no Dia de Campo.  "O IMAmt foi fundado para atender às nossas demandas e busca, com apoio de parceiros, novas tecnologias e opções de manejo para dar sustentabilidade ao sistema produtivo hoje adotado em mais de 80% da área de cultivo do algodoeiro. O Dia de Campo é o momento de ouvirmos o que os pesquisadores, consultores e técnicos têm a nos dizer, visando melhorar nossa performance na safra 2018/19 e nas próximas safras", comenta Schenkel.

O Dia de Campo IMAmt contará com cinco estações, onde os visitantes terão oportunidade de conhecer novas tecnologias, como a cultivar IMA 5801B2RF, com resistência ao nematoide Meloidogyne incognita (nematoide das galhas) e à ramulária, e também novas opções de manejo para controle de pragas (como o bicudo do algodoeiro) e doenças.  O Dia de Campo contará ainda com a apresentação de novas tecnologias por instituições e empresas parceiras. 

Confira aqui a programação completa do Dia de Campo:

·         Estação 1: Jean Belot, pesquisador melhorista, e Marcio de Souza, coordenador de Pesquisas e Difusão de Tecnologias do IMAmt, apresentarão as variedades do IMAmt, junto com Ueverton Rizzi, agrônomo da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro).

·         Estação 2: Os entomologistas Jacob Netto, Guilherme Rolim (ambos do IMAmt) e o veterano consultor Walter Jorge dos Santos, falarão sobre a situação atual das lagartas Spodoptera frugiperda e Helicoverpa armigera, os cuidados necessários para controle do bicudo do algodoeiro neste final de safra, e pragas emergenciais (ácaros e percevejo-castanho).

·         Estação 3: Nematoides, ramulária e micro-orgranismos benéficos serão os temas apresentados pelos fitopatologistas do IMAmt, Rafael Galbieri e Tamiris Rêgo, e os técnicos Savio Lopes e Zeani Veloso.

·         Estação 4: Manejo de plantas daninhas e destruição de soqueiras serão os assuntos abordados pelos pesquisadores Edson Andrade Junior (IMAmt), Anderson Cavenaghi (Centro Universitário de Várzea Grande - Univag) e Sebastião Carneiro (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT).

·         Estação 5, representantes da Embrapa Instrumentação (unidade da Empresas Brasileira de Pesquisa Agropecuária de São Carlos – SP), e das empresas Netafim e Farmers Edge, apresentarão novas tecnologias da área de análise de solo e fertirrigação, e produtos que podem auxiliar no manejo de fazendas.

 

Serviço

O que: Dia de Campo IMAmt

Quando: 6 de julho (sexta-feira), a partir de 7h30

Onde: Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro Ampa/IMAmt, na BR-070, sentido Campo Verde a Primavera do Leste, Km 365 (virar à direita 80 m após a saída de Campo Verde).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482