O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) dá continuidade à websérie que vem produzindo, dessa vez abordando o tema “Avanços na área de biocontrole”. No oitavo episódio da série, a pesquisadora Érica Martins fala sobre o trabalho desenvolvido em parceria pelo IMAmt e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, que tem como foco principal a bactéria Bacillus thuringiensis, conhecida como Bt.
Érica explica que o programa firmado entre as duas instituições consiste em isolar estirpes da bactéria Bt para dois fins principais: fornecer o micro-organismo como agente de controle biológico na forma de um bioproduto, e estudá-lo a fundo a fim de selecionar genes para serem inseridos em plantas transgênicas, para que estas sejam usadas em controle de pragas.
A websérie IMAmt Notícias começou a ser produzida em outubro de 2017, com intuito de trazer informações sobre os principais temas da cotonicultura visando auxiliar produtores e seus colaboradores a enfrentarem pragas e outros problemas recorrentes no dia a dia das lavouras.
Em episódios anteriores, foram abordados assuntos como monitoramento e controle de bicudo do algodoeiro, manejo de nematoides, controle de tigueras do algodão, e também foram apresentadas novas variedades desenvolvidas pelo IMAmt. Todos os episódios estão disponíveis nos sites do IMAmt (www.imamt.com.br) e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). A série está sendo produzida pela TV1 Produtora, sob a supervisão da pesquisadora Patrícia de Andrade Vilela. Para assistir ao oitavo epsódio clique aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa