Participantes do Summit AgriHub visitam Centro de Treinamento em Campo Verde
24/04/2018

Participantes do Summit AgriHub visitam Centro de Treinamento em Campo Verde

Um grupo de 30 pessoas, entre investidores e profissionais do setor de tecnologia que participaram do Summit AgrHub nos dias 18 e 19 de abril, fez uma visita técnica em Campo Verde na última sexta-feira (20.04). O objetivo da visita foi mostrar a realidade do produtor mato-grossense e aproximá-lo de quem está em busca de inovações que vão solucionar os problemas do Agro.

Um dos locais visitados foi o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro, onde o grupo foi recepcionado pelo assessor técnico regional Renato Tachinardi e teve a oportunidade de conhecer um pouco do desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão em Mato Grosso. Os visitantes receberam informações sobre a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), o Instituto Mato-grossense de Algodão (IMAmt) e o Instituto de Algodão Social (IAS), o papel desempenhado por cada entidade em prol da sustentabilidade econômica, social e ambiental da cotonicultura em Mato Grosso, e as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores. O trabalho realizado por pesquisadores do IMAmt e entidades parceiras em prol do controle de pragas, doenças, nematoides e plantas daninhas foi outro tema abordado, assim como a forma como é feita a difusão de novas tecnologias.

Durante o giro por Campo Verde, o grupo também visitou as instalações da Agro Sol Sementes e a fazenda Rio Manso, onde verificaram de perto o sistema de integração lavoura e pecuária e uma forma diferenciada no processo de gestão.

Para o diretor da International Business Machines (IBM) – Brasil, Ulisses Melo, a experiência foi fabulosa. “Pude ver no campo as dificuldades reais. Isso aproxima e diminui a distância entre o tecnologista e quem vai usar a tecnologia. Esse feedback direto sobre o que está funcionando ou não é muito importante para nós que estamos em busca de soluções tecnológicas”. Melo acrescentou ainda que visitas técnicas são experiências “impagáveis”. “Posso ver de perto quais são as dores do produtor e ajudar a desenvolver as tecnologias que vão ter impacto direto no trabalho dele e na cadeia do agronegócio”, acrescentou.

O Programa AgriHub é uma iniciativa da Famato, do Senar-MT e Imea, e tem o objetivo de ser a ponte que liga a tecnologia ao campo. Além disso, busca contribuir para aumentar a renda dos produtores rurais usando o mínimo de recursos e para o desenvolvimento sustentável da produção agrícola e pecuária por meio da inovação tecnológica. Informações sobre o AgriHub e o evento Summit AgriHub estão no site agrihub.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa com informações da Ascom Senar-MT

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482