Curso sobre eSocial encerra Jornada de Atualização Legal em Cuiabá
20/04/2018

Curso sobre eSocial encerra Jornada de Atualização Legal em Cuiabá

A 8ª Jornada de Atualização Legal do Instituto Algodão Social (IAS) foi encerrada no auditório do Edifício Cloves Vettorato, em Cuiabá, nessa quinta-feira (19 de abril), com a participação de aproximadamente 50 pessoas. A exemplo do que aconteceu em outras cidades no interior de Mato Grosso, o curso "O papel do RH na implantação do eSocial" agradou muito a todos que buscam informações sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

A última etapa da Jornada contou com algumas participações especiais, como a do presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, do diretor executivo do IAS, Félix Balaniuc, de Marlene de Fátima Lima, assessora socioambiental da Aprosoja-MT (parceira do evento), e de Dézia Oliveira de Arruda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT).

Muito extrovertido, o consultor interagiu bastante com o público, formado por representantes de escritórios de contabilidade que atendem o setor produtivo rural, de grupos empresariais, e de entidades como a Aprosoja-MT, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), a Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro) e o próprio IAS.

Dézia Oliveira de Arruda, do CRCMT, elogiou muito a apresentação do colega Fernando Oliveira:

"As pessoas chegaram tensas para o curso, mas, aos poucos, foram relaxando. A implantação do eSocial não é um bicho de sete cabeças e a palestra do Fernando deixa claro que só precisamos alimentar o sistema com os dados corretamente", comenta Dézia.

Ela cita como exemplo a contratação de um novo trabalhador que, a partir da implantação do eSocial, precisa ser informada obrigatoriamente ao sistema antes que a pessoa comece a desempenhar suas funções na empresa.

Fernando Oliveira reconhece que implantar esse novo sistema é "desafiador", mas acredita ter cumprido o seu papel de "quebrar a resistência" das pessoas que, por desconhecimento, estejam temerosas diante do prazo para implantação do e-Social.

Esse não é o caso de Helen Mendes, responsável pelo RH da Famato, e Thiago Paes de Barros, gestor financeiro e contador da federação, que já vêm buscando informações sobre o eSocial há algum tempo. Mas, apesar de já estarem mais familiarizados com o tema, ambos disseram que o curso oferecido pelo IAS foi o melhor de todos que fizeram até o momento, justamente por ter focado mais no lado prático da implantação do eSocial e não ter ficado apenas na teoria.

Para Oliveira, que é graduado em Ciências Contábeis e Gestão Tributária, com pós-graduação em Finanças, Controladoria e Auditoria, Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, a palavra que melhor define o e-Social é "transparência".

"Com a implantação do novo sistema, a empresa vai disponibilizar online todas as informações sobre seus empregados e as entidades governamentais – Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Previdência Social e  INSS – terão acesso a elas de forma simultânea", explica.

Em janeiro passado, o sistema entrou em vigor para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões durante o ano de 2016 e a segunda fase, que se aplica à boa parte das empresas ligadas ao setor produtivo rural de Mato Grosso, prevê a utilização obrigatória do eSocial para 16 de julho deste ano.

A 8ª Jornada de Atualização Legal do IAS foi realizada sob a coordenação da engenheira agrônoma Marcelma Maciel, supervisora de Sustentabilidade do IAS.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Fotos: Assessoria de Comunicação da Ampa

 

 

 

 

 

 

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482