Projeto Japuíra oferece treinamentos em Nova Ubiratã e Pedra Preta
19/03/2018

Projeto Japuíra oferece treinamentos em Nova Ubiratã e Pedra Preta

O Projeto Japuíra continua cumprindo sua missão de qualificar mão de obra para a indústria da confecção: atualmente, dois municípios mato-grossenses – Nova Ubiratã e Pedra Preta - estão sendo contemplados com o treinamento em costura industrial.

Desde o dia 26 passado, 25 pessoas estão participando do treinamento em confecção em jeans, em Pedra Preta (245 km ao sul de Cuiabá). No último dia 2, 17 pessoas iniciaram um treinamento em malha em Nova Ubiratã (480 km ao norte da capital). Outros treinamentos deverão acontecer ao longo do ano, com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Criado em 2004, o Projeto Japuíra já percorreu dezenas de municípios, beneficiando mais de 3.500 pessoas, principalmente mulheres, que buscam qualificação profissional visando encontrar uma nova fonte de renda. Mas já houve casos de turmas 100% masculinas, como aconteceu no ano passado na Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis.

 O Japuíra utiliza uma metodologia inovadora, desenvolvida pelo consultor pernambucano Romero Sobreira, e acontece na maioria das vezes em parceria com prefeituras municipais, que ficam responsáveis por reunir a clientela para o treinamento e oferecer um local para a sua realização.

 Além de oferecer a metodologia, o IMAmt fornece instrutoras capacitadas, máquinas de costura industrial e material para a realização do treinamento (tecidos e linhas), que dura aproximadamente três meses. Ao final do treinamento, as máquinas permanecem com o grupo por um ano em regime de comodato.

 "A proposta do Japuíra é que as pessoas treinadas se organizem e tenham condições de continuar trabalhando na confecção de peças de vestuário", explica Osmar Rodrigues, coordenador do projeto, que cruza as estradas de Mato Grosso em busca de novas parcerias e dando suporte aos treinamentos.

 "A intenção do Japuíra sempre foi contribuir para a qualificação da mão de obra em Mato Grosso visando fortalecer a cadeia produtiva do algodão. O foco principal foi beneficiar pessoas de municípios menos beneficiados pelo agronegócio", acrescenta Alvaro Salles, diretor executivo do IMAmt e idealizador do Japuíra.

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482