Ampa entrega ao HCanMT recursos arrecadados com campanha iniciada no 11º CBA
04/12/2017

Ampa entrega ao HCanMT recursos arrecadados com campanha iniciada no 11º CBA

O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, entregou a Laudemi Moreira Nogueira, diretor presidente do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), os recursos arrecadados com a venda do “Compêndio de Identificação - Problemas agronômicos em algodoeiro e ferramentas de controle”, uma publicação do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) lançada no final de agosto passado.

Acompanhado dos diretores executivos da Ampa, do IMAmt e do Instituto Algodão Social (IAS), Décio Tocantins, Alvaro Salles e Félix Balaniuc, respectivamente, Schenkel aproveitou a ida ao HCanMT nesta segunda-feira (4 de dezembro) para conhecer novas instalações como as enfermarias recém-reformadas, todas elas com quatro leitos e dois banheiros. Em uma delas, destinada à Clínica Médica, descerrou uma placa em homenagem à Ampa, que tem sido parceria assídua do HCanMT com a doação anual de tecidos para a renovação do enxoval hospitalar, entre outras ações.

"Os produtores de algodão de Mato Grosso entendem a importância de manter parceria com uma instituição de referência, que oferece serviços de qualidade à população de nosso estado ", afirmou Schenkel.  Com uma média de 100 mil atendimentos por ano, o HCanMT oferece, quase em sua totalidade, serviços voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e mais da metade desses atendimentos é representada por pacientes do interior de Mato Grosso.

Segundo o advogado Laudemi Moreira Nogueira, a parceria com instituições como a Ampa é muito importante graças ao apoio material, que é fundamental para a manutenção dos serviços prestados pelo HCanMT, e ao apoio institucional. "A Ampa é formada por pessoas que são representativas em suas comunidades e esse apoio representa um aval ao trabalho que realizamos no HCanMT", afirma o diretor presidente.

 O número de atendimentos no HCanMT vem aumentando a cada ano e o de serviços oferecidos também, mas a instituição, que é responsável pelo tratamento da maioria dos casos de câncer infantil no estado, enfrenta dificuldades constantemente para cobrir as despesas de manutenção, devido à insuficiência de recursos repassados e também ao atraso nos repasses.  Com isso, o déficit operacional mensal chega a aproximadamente R$ 1 milhão, segundo Nogueira, o que torna mais importantes campanhas e doações realizadas por entidades como a Ampa.

Os diretores da Ampa, do IMAmt e do IAS foram recepcionados por Silvia Negri, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do HCanMT.

Compêndio de Identificação - Publicado com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o Compêndio de Identificação tem mais de 300 páginas com imagens sobre as principais pragas, doenças e outros problemas agronômicos que afetam a cotonicultura. Tendo como editores técnicos os pesquisadores Jean Louis Belot e Patrícia Andrade Vilela, a publicação traz um enfoque especial sobre a busca de novos bioprodutos e o controle biológico, que se torna cada vez mais importante no manejo integrado da cultura algodoeira.

A obra foi lançada no estande do IMAmt durante o 11º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), em Maceió (AL), em agosto passado. “O IMAmt produz e distribui gratuitamente várias publicações técnicas, mas desta vez tivemos a ideia de associar o lançamento deste Compêndio a uma ação em prol do HCanMT”, explica Schenkel. A campanha sensibilizou o público que circulou nos quatro dias do evento e também ganhou a adesão de empresas e pessoas que procuraram o IMAmt, visando não só adquirir uma publicação de qualidade como também colaborar com o hospital.

Os recursos oriundos da venda da publicação do IMAmt serão destinados à compra de equipamentos para a UTI Pediátrica, que está em construção. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482