Schenkel e Salles vistoriam multiplicação de novas cultivares do IMAmt em Touros (RN)
21/11/2017

Schenkel e Salles vistoriam multiplicação de novas cultivares do IMAmt em Touros (RN)

O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, visitou o município de Touros, no Rio Grande do Norte, para conferir o desempenho de novas cultivares do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) que estão sendo multiplicadas numa área do Nordeste brasileiro, durante o período de vazio sanitário do algodoeiro em Mato Grosso.

Segundo Alvaro Salles, diretor executivo do IMAmt que acompanhou Schenkel na visita técnica, a estratégia de multiplicação de novas cultivares numa fazenda nordestina permite obter sementes de qualidade em tempo hábil. "A forte insolação na região acelera o ciclo da planta e o clima reduz o risco de chuvas na colheita", explica Salles.

Com isso, será possível obter sementes de qualidade e em quantidade suficiente para que sejam multiplicadas em áreas experimentais do próprio IMAmt em Mato Grosso, em janeiro próximo, visando o lançamento comercial das melhores cultivares na safra 2018/19.

Schenkel e Salles voltaram entusiasmados com o desempenho da cultivar IMA 5801B2RF, que já desperta grande interesse dos produtores por ter, ao mesmo tempo, resistência a nematoide de galha e a todos os isolados de ramulária que ocorrem em Mato Grosso. A ramulária é considerada a pior doença do algodoeiro e os nematoides hoje são vistos como uma das maiores ameaças ao sistema produtivo adotado em Mato Grosso, com o cultivo do algodão após a colheita da soja.

"Buscamos atender às necessidades do produtor, com o desenvolvimento de materiais que assegurem menores custos de produção e, ao mesmo tempo, alta produtividade e qualidade de fibra", afirma Schenkel.  Segundo o presidente, o IMAmt está na vanguarda da pesquisa, oferecendo ao cotonicultor opções de materiais mais produtivos em ambientes adversos, tendo sempre em foco a qualidade da fibra produzida em Mato Grosso. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Fotos: Acervo IMAmt

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482