Estado de emergência fitossanitária é prorrogado em Mato Grosso e outros estados
08/11/2017

Estado de emergência fitossanitária é prorrogado em Mato Grosso e outros estados

O Diário Oficial da União traz na edição de terça-feira (7 de novembro) a publicação da Portaria 2.293, que trata da prorrogação do prazo de estado de emergência fitossanitária nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Maranhão e Bahia até 30 de julho de 2018.

Desta forma, os agricultores destes estados estão autorizados a utilizar o produto Benzoato de emamectina para controle da praga Helicoverpa armigera mediante solicitação de importação ao órgão de defesa agrícola estadual. Anteriormente, o prazo era 15 de janeiro de 2018.

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e a Comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) fizeram um trabalho de argumentação técnica para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) visando comprovar a permanência da praga nas lavouras mato-grossenses. O Benzoato de emamectina é um produto considerado de grande eficiência e bem utilizado dentro do Manejo Integrado de Pragas (MIP). 

Ampa e Aprosoja trabalharam com o Indea-MT no desenvolvimento de um programa de rastreabilidade para homologação online, com o objetivo de agilizar o processo de liberação de importação e disponibilização dos produtos para o estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa com informações da Ascom Aprosoja

Foto: José Medeiros/Acervo IMAmt

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482