Australianos visitam sede da Ampa/IMAmt e Campo Verde para conhecer produção algodoeira
08/08/2017

Australianos visitam sede da Ampa/IMAmt e Campo Verde para conhecer produção algodoeira

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) receberam um grupo de produtores australianos na manhã desta terça-feira (8 de agosto). Integrado por vários cotonicultores, o grupo está fazendo um tour pela América do Sul, que inclui visitas a regiões produtoras, como Campo Verde (a 120 km de Cuiabá), e a cidade turísticas, como Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, no Brasil, e Machu Picchu, no Peru.

O roteiro incluiu uma visita ao edifício-sede da Ampa e do IMAmt, onde os 35 australianos foram recebidos por Marcio de Souza, coordenador de Projetos e Difusão Tecnológica do IMAmt, e assistiram a uma apresentação sobre o agronegócio mato-grossense feita por Paulo Moraes Osaki, gestor de Projetos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os australianos fizeram várias perguntas aos dois sobre a produção agropecuária em Mato Grosso, principalmente sobre as características da cotonicultura mato-grossense, que difere em muitos aspectos das condições enfrentadas pelos produtores australianos. A Austrália é um dos cinco maiores exportadores mundiais de pluma e o algodão produzido no país é uma referência em termos de qualidade de fibra, porém grande parte da produção é feita sob irrigação (cerca de 204 mil ha de um total de 295 mil ha) e a quantidade de pragas e doenças nas lavouras australianas é infinitamente menor se comparada com a situação em Mato Grosso e outros estados brasileiros.

Após passar por Cuiabá, o grupo australiano seguiu para Campo Verde, uma das principais regiões produtoras de algodão de Mato Grosso, para visita a fazendas e usinas de beneficiamento de algodão. Os australianos irão conhecer as instalações do Grupo Bom Futuro na região e, em seguida, seguirão para o Rio de Janeiro. Antes de retornarem a seu país, no próximo dia 24, os visitantes ainda cumprirão uma extensa programação na Argentina e no Chile, conciliando sempre atividades de turismo tecnológico com o lazer. O grupo era integrado por David Dowling, editor da publicação "The Australian Cottongrower".

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Fotos: Assessoria de Comunicação da Ampa

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482