Missão Compradores 2017 chega a Primavera do Leste nesta quinta-feira
12/07/2017

Missão Compradores 2017 chega a Primavera do Leste nesta quinta-feira

Os integrantes da Missão Compradores 2017 já estão no Brasil desde domingo e chegarão a Mato Grosso nesta quinta-feira (13 de julho).  Realizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Missão será recepcionada em Primavera do Leste (a 300 km de Cuiabá) por Alexandre Schenkel, presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, e outros diretores da entidade.

Durante um dia e meio, um grupo de representantes de indústrias de oito países – China, Paquistão, Vietnã, Turquia, Bangladesh, Coreia do Sul, Índia e Peru – visitarão fazendas e usinas de beneficiamento do algodão nos municípios de Primavera do Leste e Campo Verde. Eles também vão conhecer laboratórios de classificação de fibra e uma indústria de fiação, e objetivo da Missão Compradores é mostrar aos visitantes os processos que respondem pela sustentabilidade e qualidade da pluma brasileira.

A Missão Compradores é realizada em parceria com cinco tradings - Ecom, Reinhart, Dreyfus, Cofco e Cargill – e com o apoio das estaduais de Mato Grosso, Bahia e Goiás.

O grupo estrangeiro desembarcou em São Paulo no domingo passado e, antes de vir a Mato Grosso, visitou o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), da Abrapa, em Brasília; fazendas, algodoeiras e laboratórios de classificação na Bahia e em Goiás.

A programação será finalizada em Chapada dos Guimarães (MT), onde o grupo participará do XVI Anea Cotton Dinner, promovido pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), no Malai Manso Resort, a partir desta sexta-feira.

 

Expoverde - A programação em Mato Grosso será iniciada nesta quinta-feira com uma visita a fazendas e algodoeiras de Primavera do Leste. A comitiva também irá conhecer o Laboratório de Classificação Tecnológica da Unicotton e a Unidade Experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

Nesse mesmo dia, o grupo seguirá de ônibus para Campo Verde (a 100 km de Primavera do Leste), onde visitará o estande da Cooperativa dos Produtores de Campo Verde (Cooperverde) na 18ª Expoverde.

A programação de sexta-feira incluirá visitas a fazendas do Núcleo Regional Centro, a mais uma usina de beneficiamento, e à indústria de fiação e ao laboratório de classificação da Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra).  

Na avaliação do presidente da Abrapa, Arlindo de Azevedo Moura, que acompanha a Missão Compradores, a transparência nas relações entre cotonicultores brasileiros e os players mundiais tem contribuído para a manutenção do posto de quinto maior produtor de algodão no ranking mundial, com 1,5 milhão de toneladas de pluma estimados para a safra 2016/17, e do status de quarto maior exportador, com previsão de embarcar 610 mil toneladas de pluma na safra em curso.

"Embora alguns dos maiores compradores dessa lista sejam também grandes produtores, como é o caso da China e da Índia, o nosso modelo de produção é completamente diferente. Ele é totalmente tecnificado, do plantio ao beneficiamento, com fazendas com capacidade de produção em larga escala e, principalmente, com atenção aos requisitos sociais, ambientais e econômicos, que fazem do país o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo", explica Moura.

Atualmente, 81% da safra de algodão brasileira são certificados pelo programa Algodão Brasileiro Sustentável (ABR) e 71% da produção nacional são licenciados pela Better Cotton Initiative (BCI), entidade internacional que atesta a sustentabilidade da cadeia da fibra.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa com informações da Assessoria de Imprensa da Abrapa

Foto: Arquivo Ampa (missão de compradores 2016)

 

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482