Instituto Algodão Social apoia Sipatr oferecendo palestras
14/06/2017

Instituto Algodão Social apoia Sipatr oferecendo palestras

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (Sipatr) da Fazenda São José, do produtor Otávio Palmeiras dos Santos, em Poxoréu, localizada na região Centro Leste, contará com reforço da equipe do Instituto Algodão Social (IAS) na próxima sexta-feira (16 de junho). Nessa data, os trabalhadores da São José assistirão a palestras sobre Prevenção de acidentes, Cometimento de Falhas e Importância da Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas, oferecidas pelo IAS.

A realização da Sipatr é obrigatória por lei, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 31, e deve ser organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de cada empresa. Durante uma semana, são realizadas atividades direcionadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, com o objetivo principal de levar informações aos trabalhadores e sanar suas dúvidas a respeito de saúde e segurança no trabalho.

Buscando auxiliar os produtores de algodão de Mato Grosso na Sipatr, o IAS  disponibiliza 11 palestras sobre segurança do trabalho para complementar o conteúdo oferecido aos colaboradores da cotonicultura. Em 2017, o IAS já atendeu 14 fazendas, oferecendo 20 cursos para um total de 1.334 trabalhadores, número duas vezes superior à quantidade de pessoas alcançadas em 2016 (624).

A coordenadora do programa de palestras, Marcelma Maciel, que é supervisora de Sustentabilidade do IAS, conta que a cada ano as atividades estão se intensificando e que o Instituto busca atender a todos os pedidos. Para ela, o papel principal do programa é oferecer o suporte necessário às fazendas, independentemente da distância.

As palestras oferecidas pelo IAS são ministradas pelos técnicos em segurança do trabalho Antonio Carlos Guimarães Filho e Exdro Marcos Alves da Costa. Antonio Carlos diz que, a cada ano, as fazendas buscam profissionais de várias áreas para levar novos conhecimentos a seus colaboradores. Segundo o técnico, a aceitação das palestras tem sido grande:

“Buscamos integrar os participantes. Utilizamos vídeos para tornar as aulas mais interessantes e atrativas, e, além disso, fazemos sorteios de brindes e camisetas para promover a interação entre os colaboradores”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Foto: Acervo do IAS

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482