Fazenda Saudável faz 260 atendimentos em duas fazendas do Núcleo Regional Norte
30/05/2017

Fazenda Saudável faz 260 atendimentos em duas fazendas do Núcleo Regional Norte

O Programa Fazenda Saudável realizou 260 atendimentos na última semana, entre os dias 22 e 26 de maio, nas fazendas Mãe Margarida e Ribeiro do Céu (da Terra Santa Agro), localizadas em  Santa Rita do Trivelato e Nova Mutum, respectivamente. Os atendimentos são direcionados aos cotonicultores associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), seus colaboradores e familiares, e leva a oportunidade de fazer diversos exames - aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol, Índice de massa corporal (IMC) e triglicérides – sem se afastar do local de trabalho.

O programa Fazenda Saudável surgiu em 2013 como parte do programa Semeando o Bem e, em quatro anos de funcionamento, já chegou a todas as fazendas de associados da Ampa.  A meta de atendimentos para este ano é de oito mil pessoas. Apenas no primeiro quadrimestre, que compreende de janeiro a abril, 2174 pessoas foram beneficiadas.

A duração do atendimento é de cinco minutos, mas pode fazer plena diferença na identificação e prevenção de futuras doenças. Vale ressaltar que esta avaliação não substitui a ida a hospitais para consultas convencionais, e tem apenas a intenção de orientar os trabalhadores, caso sejam detectados sinais de alerta. O enfermeiro Pedro Alvin Ruiz, que trabalha no Programa Fazenda Saudável há três anos, conta a experiência em atendimento realizado no último ano, em que identificou um trabalhador com pressão altíssima, que imediatamente foi encaminhado para um hospital e esta ação pode ter sido decisiva em sua saúde.

Na última semana, uma colaboradora gestante foi atendida pela enfermeira Caliandra de Aquino Silva Melo, que pode orientá-la sobre os cuidados necessários no período pré-natal. Na avaliação de Anselmo Ferreira da Silva, analista ambiental da Terra Santa Agro, o atendimento foi muito positivo para a empresa e seus colaboradores.

A equipe do programa conta com dois enfermeiros (Pedro Alvin Ruiz e Caliandra Cristina de Aquino Silva Melo) e dois motoristas (Julimar José dos Santos e José Hélio da Silveira), que atuam sob a supervisão de uma médica responsável (Vanilza Moussalem).    Os atendimentos são realizados em uma van Sprinter e um micro-ônibus, sendo que cada um suporta 45 atendimentos diários. A inclusão de mais um veículo desde 2015, segundo o diretor executivo do IAS, Felix Balaniuc, possibilitou a atualização dos exames dos trabalhadores a cada dois anos - período considerado ideal para a renovação dos testes preventivos de doenças coronárias e diabetes, entre outras enfermidades. A compra dos veículos foi realizada com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

O coordenador operacional do IAS, Marco Antonio Gonçalo dos Santos, ressalta a importância das pessoas atendidas guardarem o cartão de atendimento recebido com todos os dados da avaliação, pois com ele é possível realizar um acompanhamento da saúde de cada paciente por meio dos dados anotados após os exames.

Na opinião de Alexandre Pedro Schenkel, presidente da Ampa e do IAS na gestão 2017/18, o Programa Fazenda Saudável está consolidado. "Nosso objetivo é aprimorá-lo de modo a promover mais ações em prol da saúde e do bem-estar de nossos colaboradores", afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa

Fotos; Chico Ferreira/ F5

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482