Mais de 1000 trabalhadores são beneficiados com treinamentos no primeiro quadrimestre
24/05/2017

Mais de 1000 trabalhadores são beneficiados com treinamentos no primeiro quadrimestre

Com a finalidade de atender à demanda de qualificação apresentada pelos cotonicultores associados à Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), o Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt) ofereceu treinamentos nos seis Núcleos Regionais, que beneficiaram 1.092 trabalhadores no primeiro quadrimestre deste ano.                                

Desde o primeiro treinamento em NR 33, ocorrido no começo de janeiro em Campo Verde, até a qualificação em Manutenção de Painéis Elétricos para Algodoeira em Rondonópolis, o último deste quadrimestre, foram 31 treinamentos realizados. De janeiro a abril, foi ofertado um total de 800 horas de qualificação.

 Carlos Ferraz, colaborador do IMAmt, responsável pelo projeto de qualificação profissional dos trabalhadores da cotonicultura, explica como são determinados os treinamentos escolhidos para serem realizados em cada núcleo regional: “É feito previamente pelos assessores técnicos regionais de cada regional, um estudo de demanda com os produtores de algodão e, a partir disto, os treinamentos mais requisitados são selecionados para acontecerem”.

Para que estas capacitações sejam realizadas, o IMAmt contou com os seguintes parceiros: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) e com a empresa Ello. No caso das duas instituições do Sistema S, as requisições dos treinamentos são feitas em reuniões do Programa Anual de Trabalho (PAT), em que elas disponibilizam seus serviços.

Em todos os treinamentos realizados foram aplicados aos participantes um questionário de avaliação, que apontou mais de 80% de satisfação dos alunos com as disciplinas ofertadas e 87% de aprovação dos métodos de ensino dos professores. Além disso, o questionário dá oportunidade aos colaboradores de sugerirem novas capacitações que consideram importantes.

Os treinamentos realizados em parceria com o Senai-MT e a empresa Ello contam com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

"Nosso objetivo é atender cada vez mais à demanda de nossos associados no que diz respeito à qualificação da mão de obra utilizada nas fazendas produtoras e usinas de beneficiamento do algodão", comenta Alexandre Schenkel, presidente da Ampa.  A agenda de treinamentos não para e prevê a realização de novos treinamentos, sendo que a maioria deles tem sido realizada nos Centros de Treinamento e Difusão Tecnológica já instalados em quatro núcleos regionais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa
Foto: Lucas Ninno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482