Avaliação do Sistema de Produção do Algodão Orgânico da Região Sul de MT

Educação e Pesquisa

 

Prazo: janeiro/98
Situação do projeto: Inativo
Realizador: FUNDAPER/EMPAER
Parceiros: EMRAPA, Facual
 
Descrição: A região Centro Oeste assumiu na safra 1996/97, a posição de primeira produtora de algodão em pluma do Brasil. Na safra 1998/99 foram plantados 356,5 mil hectares (48% da área nacional) onde estima-se que serão produzidos 334,2 mil toneladas de pluma correspondendo 68,3% da produção brasileira (CONAB,1999). Nesta região, encontra-se em expansão o modelo de produção de algodão a granel e beneficiamento em algodoeiras próprias ou arrendadas, com comercialização da pluma e dos subprodutos diretamente junto às indústrias de transformação. Este sistema além de altamente rentável foi apontado como o novo modelo para a cotonicultura nacional (Freire e Beltrão, 1997; Gonçalves, 1997). A expansão da cotonicultura no cerrado consolidou-se nas ultimas três safras, porém para sua expansão de maneira sustentável foi necessário a curto prazo, vencer o desafio da substituição das cultivares, suscetíveis a viroses por novas cultivares com resistência múltipla à doenças.
O projeto teve por objetivo oportunizar ao produtor um sistema de produção de algodão capaz de viabilizar a agricultura familiar em Mato Grosso; e avaliar sistemas de produção economicamente sustentáveis e ecologicamente equilibrados.
 
Equipe de Pesquisadores
Elêsio Curvelo Freire
Francisco José Correia Farias
Paulo Hugo Aguiar
Imre Lajes Gridi Papp
Márcio de Souza
Edina Regina Moresco
Alberto Francisco Boldt
Leonor Cristina de Oliveira
Eurípedes Maximiano Arantes
Vicente de Paulo Campos Godinho
Carmo Toledo Ferraz
Wilson Almeida
João Cecílio Farias de Santana
Francisco Pereira de Andrade
Luiz Paulo de Carvalho
Murilo Barros Pedrosa Marcelo Felício Marques
 
Local: Primavera do Leste, Rondonópolis, Nova Mutum, Alto Taquari, Sapezal, Campo Verde, Campo Novo dos Parecis, Gloria D’Oeste, Sorriso e Colíder.

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482