Projeto de Apoio ao 7º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Mato Grosso 07/2006 a 07/2007

Agricultura Familiar

 

Prazo: 07/2006 a 07/2007
Situação do projeto: Inativo
Realizador: Fetagri
Parceiros: Facual
 
Contexto: ao longo da existência do MSTTR - Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Mato Grosso sempre buscamos capacitar e qualificar trabalhadores, funcionários e lideranças sindicais para que nossa atuação seja cada vez mais representativa e de qualidade. De quatro em quatro anos, é realizado o Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais com o objetivo de discutir e avaliar políticas de atuação em relação à agricultura familiar e aos trabalhadores rurais assalariados. A agricultura familiar do Estado não está vivendo um momento diferente do agronegócio, ou seja, passa também por crise. A diferença é que no nosso setor essa crise vem ocorrendo há mais tempo e, dificilmente, encontra-se apoios em órgãos governamentais que venham a facilitar a luta do dia-a-dia do trabalhador rural. É por isso que, constantemente, busca-se viabilizar a permanência (com dignidade) do homem no campo. Através dos GTBs (Grito da Terra Brasil) que se realizam anualmente em nível Federal (com a participação de todos os Estados do País) já foi obtida garantia de vários direitos como, por exemplo, a aposentadoria em regime especial para o(a) trabalhador(a) rural, os Pronafs, Crédito Fundiário, entre outros. Sabe-se que todas essas conquistas vieram da capacidade de articular e exigir políticas públicas que atendam ao trabalhador rural. Nesse espírito realizou-se o 7º Congresso. Buscando maneiras, tirando diretrizes, encontrando caminhos para a agricultura familiar do estado de Mato Grosso. Com discussão sobre a cotonicultura familiar como uma das opções para a renda da família.
 
Descrição: Definição de políticas para Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso, visando a melhoria de vida do trabalhador rural, definindo formas de atuação do MSTTR, buscando a sustentabilidade da agricultura familiar. Em conjunto foi realizada a eleição da nova diretoria da Fetagri. Participaram em torno de 300 pessoas.
Público alvo: Trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado de Mato Grosso. 
 
Beneficiários: 300 trabalhadores
 
Equipe: Edvaldo José da Silva (responsável)
Atividades desenvolvidas: Disponibilidade de estrutura de hospedagem a 150 participantes do congresso; disponibilidade de alimentação para 3.000 participantes do congresso; produção de material didático para 300 participantes do congresso; produção de kits promocionais.

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482