Projeto de apoio às ações de coordenação do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Estado de Mato Grosso – 2006 a 2007

Agricultura Familiar

 

Prazo: 01/10/2006 a 30/09/2007
Situação do projeto: Inativo
Realizador: Fundaper - tel: 3623-5462
Parceiros: Fetagri – MT e Facual
 
Contexto: Diante do quadro atual o objetivo geral deste projeto é melhorar a qualidade de vida do pequeno produtor rural e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, gerando renda aos agricultores familiares e melhorando a sustentabilidade das propriedades, utilizando a cultura do algodão como parte dos arranjos produtivos locais. 
Descrição: Contratação de recursos humanos para integrar a equipe de execução das ações de vistoria de áreas e entrevistas de interessados em acessar aquisição de áreas através do Programa Nacional de Crédito Fundiário. 
 
As ações realizadas durante este período permitiram que as lavouras chegassem ao ponto de colheita e esta ocorresse dentro da normalidade, que a estrutura de beneficiamento esteja organizada e ocorra conforme o esperado e, ainda, que a comercialização ocorra da forma mais rentável e com o máximo de vantagens possíveis para os produtores.
 
Público alvo: Produtores familiares da área 
 
Equipe: Adão Silva – Coordenador do projeto – Cuiabá 
Nilton José da Macedo - Coordenador do projeto – Cuiabá
Adelar Umberto Schons – Elaboração do projeto e acompanhamento técnico
Mônica Luiza do Amaral Jesus – Colaborador administrativo  Fetagri/Cuiabá
    Abraham Gonzalez Aguiar - Colaborador  Administrativo Fundaper – Cuiabá
Marcos Anzil da Silva – Colaborador técnico agrícola Fetagri – Cuiabá
Enilza Santos Serri – Colaborador contabilidade Fetagri – Cuiabá
Maurício Ramos dos Santos – Colaborador técnico agrícola – Nova Guarita
Claudinei Pereira do Santos – colaborador técnico agrícola – Porto Esperidião
 
Local: Nova Guarita, Porto Esperidião e Campo Novo do Parecis.
 
Atividades desenvolvidas:
- Assistência técnica aos produtores familiares – A assistência técnica aos produtores terá como suporte as cooperativas de produtores, os STRs e as prefeituras municipais.
- Para manter o sistema eficiente de assistência aos produtores foi necessária a contratação de profissionais da área. Todas as contratações foram feitas pela Fundaper sobre indicação da Fetagri, sobre a sua responsabilidade.
- O custeio da assistência técnica foi feito através de pagamento, pela Fetagri, direto aos fornecedores e prestadores de serviço que atenderão a estrutura de assistência técnica.
- A assistência técnica será responsável pela capacitação de profissionais dos produtores e pelo acompanhamento das propriedades familiares, dando suporte técnico, organizacional e gerencial e efetuando um levantamento minucioso de pragas e o custo de produção das lavouras dos agricultores familiares.
- Seleção e cadastramento de produtores - A seleção e cadastramento dos produtores foi realizada junto às cooperativas, criadas para coordenar a organização dos produtores e a produção, juntamente com os técnicos envolvidos no programa, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e secretarias de agricultura dos municípios do programa.
- Capacitação de produtores – Os produtores foram capacitados em reuniões técnicas que serão realizadas pelo corpo responsável pela assistência técnica e supervisionado pelos coordenadores do projeto. Foram realizadas palestras sobre “Manejo do Algodoeiro” e “Manejo Integrado de Pragas” -  ministrados junto aos produtores, visando identificação, amostragem e melhor forma de controle das pragas, conforme MIP.
- Aquisição e distribuição da semente – A qualidade das sementes utilizadas constitui um importante fator para o sucesso das culturas, garantindo uma boa emergência a campo, com plantas uniformes e vigorosas, refletindo direto na produção. No caso especifico da agricultura familiar, este fator de produção, quando não considerado de extrema importância, levou a introdução de pragas, doenças, baixa produtividade com alto custo de produção, que praticamente inviabilizam a cultura para este setor da sociedade. Por este fato sente-se a necessidade de viabilizar semente de variedade adequada, de boa qualidade e tratada, para repassar às cooperativas de produtores que distribuirão aos produtores selecionados pelas entidades envolvidas no programa.
- Beneficiamento e comercialização – A comercialização da safra passada foi feita junto à Cotton King, com apoio da Secretaria Rural do Estado de Mato Grosso, na pessoa do secretário Cloves Vettorato, contrato para dar maior segurança aos pequenos produtores.
- Gerenciamento do programa – A coordenação e execução do programa foram de responsabilidade direta da Fetagri, tendo como co-participantes as Cooperativas de produtores, os STRs municipais e as prefeituras municipais. Outras entidades serão envolvidas na implementação das ações, tanto em nível local como regional, de acordo com a necessidade. 

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482