Unidades demonstrativas de cultivares comerciais de algodão para agricultura familiar 2000

Agricultura Familiar

Prazo: outubro/2000 a setembro/2001

Situação do projeto: Inativo

Realizador: Fetagri

Parceiros: Fundaper eFacual


Contexto: a cultura do algodão já foi um item importante na agricultura familiar até o ano de 1995. A partir daí problemas tecnológicos, dependência de intermediários, falta de crédito de custeio, assistência técnica deficiente fizeram com que os pequenos produtores ficassem de fora dessa importante atividade. A partir da safra 98/99, foi criado um programa de apoio a agricultura familiar com suporte financeiro do Facual, visando superar os entraves citados.

Descrição: demonstrar em nível de pequenas propriedades as vantagens do uso de cultivares melhoradas e recomendadas pela pesquisa, seu potencial produtivo, resistência às principais doenças ocorrentes em Mato Grosso, características culturais facilitadoras ao cultivo manual, bem como suas vantagens quanto aos aspectos de rendimento e qualidade de fibras. Essas unidades demonstrativas serão implantadas em 10 municípios, dentro da área de ação do Programa de Agricultura Familiar, em propriedades representativas cujos proprietários tenham potencial de comunicação e difusão junto aos seus vizinhos.

Público alvo: produtores familiares de municípios do interior de Mato Grosso.

Beneficiários:800 produtores em disseminação com vizinhos

Equipe: Eurípedes Maximiano Arantes, Hilário Hartmann, Francisco Chagas Araújo Menezes, Adelar Umberto Schons, Marcio Castrillon Mendes

Local: Gloria D’Oeste, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Porto Estrela, Pedra Preta, Colíder e Novo Mundo.

Atividades desenvolvidas: condução de sete unidades demonstrativas de cultivares comerciais e outras tecnologias de produção para a agricultura familiar; orientação técnica a 800 produtores com potencial de liderança junto aos seus vizinhos; preparação de unidades como instrumento de transferência de tecnologias, para serem utilizadas em eventos de difusão, especialmente “Dia de Campo” e “Visita Técnica”.

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482