Programa de Apoio à Cotonicultura Familiar

Agricultura Familiar

Prazo: 04/11/05 a 31/10/2006

Situação do projeto: Inativo
Realizador: FETAGRI
Parceiros: Facual
 
Contexto: Com a consolidação da cotonicultura de alta tecnologia, a agricultura familiar foi reduzindo suas áreas de plantio, fato que causou grande desemprego no campo, gerou êxodo rural e o declínio da qualidade de vida. Esta cultura poderá ser importante para o MT, onde existem mais de 400 assentamentos rurais espalhados em diversas regiões do Estado, abrangendo aproximadamente 83.000 mil famílias; acrescenta-se a este contingente, as comunidades tradicionais localizadas em áreas de colonização antiga. Estes pequenos agricultores são carentes de opções que viabilizem a sua permanência na propriedade, garantindo-lhes o sustento e bem estar.
Por outro lado, a sustentabilidade das atividades na pequena propriedade está atrelada a vários fatores de produção como clima, manejo de solo, pragas e doenças, cultivares adaptadas, controle de qualidade, dentre outros, além de sólidos processos de organização de produtores e canais de comercialização.
 
Partindo do princípio de que somente os próprios agricultores podem promover o seu desenvolvimento e que outros agentes (pesquisa, extensão rural, ONG’S, etc.) ou fatores (educação, fertilidade do solo, etc.) apenas podem contribuir para que eles o façam, este programa contém um componente muito forte de transferência de tecnologia de capacitação e de fomento acoplados à planta física.  A expectativa é despertar nesses produtores a vontade de fazer (querer), ao mesmo tempo em que se demonstra como fazer (saber) para que os outros possam solucionar seus próprios problemas.
A presente proposta tem por objetivo principal dar continuidade no processo que busca viabilizar a cultura do algodão, em nível de agricultura familiar, em Mato Grosso. As ações são de acompanhando do processo organizacional das cooperativas, localizadas em dois pólos produtivos, detentoras de duas unidades beneficiadoras de algodão implantada. Além disso, dá ênfase à capacitação de produtores, com uma assistência técnica de qualidade. Desta forma, propicia a estruturação do processo produtivo, da organização até a comercialização.
 
Em síntese melhora a qualidade de vida do pequeno produtor rural e promove o desenvolvimento sustentável regional, gerando renda aos agricultores familiares, com  sustentabilidade da propriedade, utilizando a cultura do algodão como parte dos arranjos produtivos locais. 
 
Beneficiários: 130 agricultores familiares
 
Equipe:  Edivaldo José da Silva – Coordenador Cuiabá – 20%;  Adão da Silva - Coordenador Cuiabá – 20%;   Adelar Uberto Schons – Colaborador Cuiabá – 100%; Eng Agrônomo – 100%;  Monica de Luiza do Amaral – técnica administrativa – Cuiabá; Gonçalo Benedito de Oliveira – motorista – Cuiabá; Tecnico contábil Cuiabá; Paulinho Baia – presidente Cootes – coodernação Cuiabá; 2 técnicos agricolar não definidos – Cuiabá
 
Atividades desenvolvidas: Assistência técnica aos produtores; Seleção e cadastramento de produtores; Distribuição de sementes; Área experimental; Beneficiamento e comercialização; Gerenciamento do programa

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482