Programa Algo D+ - Algodão como Alternativa de Geração de Emprego e Renda - 2003 a 2004

Agricultura Familiar

 

Prazo: 08/08/2003 a 31/12/2004
Situação do projeto: Inativo
Realizador: Sebrae
Parceiros: Facual
 
Contexto: o programa Algo D+ Algodão como Alternativa de Geração de Emprego e Renda, tem como objetivo o fortalecimento do arranjo produtivo do algodão na região de Rondonópolis, considerando os elos da tecelagem e indústria de confecção. O mesmo teve como base o projeto Desenvolvimento de Oficinas de Fiação e Tecelagem Manual, evidenciando-se que é possível agregar valor ao algodão favorecendo a comunidade em geral. O desejo das pessoas envolvidas com o projeto em se organizar através de uma unidade produtiva confirma e impulsiona para a continuidade dos trabalhos.
A capacidade de mobilização e os resultados do projeto despertaram os interesses de um importante elo da cadeia produtiva do algodão – o da indústria de confecção bem como interesse de outros municípios, fatos estes que levam à ampliação deste trabalho, a fim de beneficiar um contingente maior de pessoas e municípios.
Com a implementação das ações propostas neste Programa, espera-se criar na comunidade e empresas envolvidas, uma visão de futuro em que Rondonópolis se torne uma referência no setor de confecção e tecelagem.
 
Descrição: desenvolver e preparar empresas e empreendedores inseridos no arranjo produtivo do algodão na região da Grande Rondonópolis, considerando os setores de tecelagem manual e confecção, através do estímulo ao estabelecimento de parcerias e ambientes de rede de apoio, visando a criação de uma marca própria, agregação de valor, fortalecimento e acesso a novos mercados.
 
Equipe: Elizabeth Izidória de Amorim Ferreira, Marisbeth Maria Gonçalves , Leide Garcia Novaes Katayama.
 
Local: Rondonópolis
 
Atividades desenvolvidas: Oficina de Fiação Artesanal de Algodão
Oficinas de Tingimento Natural
Oficina de Tecelagem Manual
Oficina Técnica de Produto
Seminário de Cooperação

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482