Programa Alternativo para o Desenvolvimento Sustentável da Cotonicultura Familiar

Agricultura Familiar

 

Prazo: setembro / 2003
Situação do projeto: Inativo
Realizador: FETAGRI, FUNDAPER
Parceiros: EMPAER, SEBRAE, EMBRAPA, UNIVAG, UFMT, EMBRAPA-UEP, SEDER, INDEA, Banco do Brasil, Facual.
 
Contexto: O Programa Alternativo para o Desenvolvimento Sustentável da Cotonicultura Familiar de Mato Grosso, é fruto de uma parceria da FETAGRI, com as entidades FUNDAPER, EMPAER, SAAF, EMBRAPA, UNIVAG, UFMT, SEBRAE, DFA, INDEA, BANCO DO BRASIL, e outras, com apoio financeiro do Facual. O algodão é uma cultura social e economicamente importante para a agricultura família de Mato Grosso, gerando renda e contribuído para a fixação das famílias no meio rural. 
O Estado de Mato Grosso é o maior produtor de algodão do país. Durante décadas, a agricultura familiar foi responsável pelo fortalecimento da pluma para a indústria têxtil e até mesmo para a exportação. O Programa tem como objetivo apoiar a produção do algodão em nível de agricultura familiar, com o desenvolvimento de novas tecnologias, introdução do algodão de fibra naturalmente colorida, ecológico, organização e verticalização da produção. Para isso é necessário uma assistência técnica efetiva, a capacitação de técnicos e das famílias dos produtores para as inovações tecnológicas e implementação de projetos complementares.
 
Objetivos: Promover o Desenvolvimento sustentável da cultura do algodão, agregando valores à produção, gerando renda aos agricultores familiares, e melhorando a sustentabilidade da atividade, através de inovações tecnológicas. 
 
Público alvo: produtores familiares
 
Beneficiários: 200 produtores
 
Equipe: Ellen Silva da Costa – Geógrafa ; Adelar Umberto Schons – Engenheiro Agrônomo eEdvaldo Antunes da Costa – Téc. Contabilidade 
 
Local: Pedra Preta, Gloria D’Oeste, Porto Esperidião, São José do Povo, Porto Estrela, Barra do Bugres, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Jangada, Colíder e Nova Guarita.
 
Atividades desenvolvidas
- Prestar assistência técnica e gerencial a 200 agricultores familiares distribuídos em 13 municípios do Estado;
- Apoiar 200 produtores no beneficiamento e comercialização;
- Apoiar a organização de 03 grupos pilotos de artesãos;
- Apoio a implantar 01 Mini Usina de beneficiamento.

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482