Agregação de Valor na Cotonicultura Familiar do Estado de Mato Grosso

Agricultura Familiar

 

Prazo: setembro/2003
Situação do projeto: Inativo
Realizador: FETAGRI/MT
Parceiros: SEBRAE / UNISELVA 
 
Descrição: No diagnóstico “Cadeia Produtiva da Pequena Produção de Algodão no Estado de Mato Grosso”, realizado pelo SEBRAE/MT e UNIVAG, detectou-se uma dificuldade no segmento de industrialização e comercialização de derivados do algodão familiar.
Esta proposição fortalece os desenvolvimentos recentes da pesquisa e extensão rural do algodão colorido, auxiliando na identificação de características do mercado dos diferentes derivados do algodão colorido (pluma, fio, malha e confecções), buscando estabelecer um ambiente estruturado, principalmente no que se refere à capacitação e formação da mão-de-obra e geração de informações de mercado. O objetivo posterior é a  implantação de novas empresas de base familiar, as quais irão compor os segmentos de beneficiamento da pluma, da fiação, da tecelagem e da confecção, oferecendo maior competitividade e abrindo mercados para os produtos derivados do algodão colorido familiar.
O desenvolvimento da cadeia como um todo oferecerá maiores oportunidades de emprego e geração de renda. O projeto piloto será implantado em um dos pólos tradicionais de produção. Outro possível resultado será a formação de novos “Arranjos Produtivos Locais” com ênfase em derivados do algodão, acompanhando as recentes recomendações deste projeto para viabilizar a cotonicultura familiar no Mato Grosso.
 
Objetivos:
. Desenvolver e preparar produtores e a comunidade inserida no programa de fortalecimento da cotonicultura familiar do Estado de Mato Grosso,
. estimular parcerias e ambientes de rede de apoio
. propiciar agregação de valor através da identificação e do fortalecimento do acesso aos mercados de pluma, fio, malha e confecções de algodão colorido, 
. capacitação de grupos produtivos artesanais e 
. estabelecimento de um plano de negócios e projeto de viabilidade técnico-financeira para implantação de unidade produtiva de confecção utilizando produtos derivados do algodão colorido. 
 
Público alvo: Produtores e a comunidade inserida no programa de fortalecimento da cotonicultura familiar do Estado de Mato Grosso
 
Equipe: Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo – Uniselva
Marisbeth Maria Gonçalves – Sebrae
 
Atividades desenvolvidas: Identificação e análise dos canais de comercialização da cadeia algodão/têxtil utilizados pelos agricultores familiares no Estado de Mato Grosso; capacitação de grupos produtivos artesanais; elaboração de um plano de negócios e projeto de viabilidade técnico-financeira para implementação de uma confecção com matéria-prima diferenciada.

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482