Avaliação do manejo agroecológico na cotonicultura, com adubação verde

Agricultura Familiar

 

Prazo: outubro/2002 a setembro/2003
Situação do projeto: Inativo
Realizador: FETAGRI
Parceiros: UNIVAG, FUNDAPER, SAAF/EMPAER, EMBRAPA, e Facual.
 
Descrição: O sistema de cultivo tradicional emprega muitos insumos para garantir altas produtividades, porém não oferece sustentabilidade econômica e ambiental, principalmente para agricultura familiar. Para a manutenção de temas sustentáveis de agricultura, especialmente em regiões de ecossistemas frágeis com solos que apresentam fixa capacidade de retenção organomineral, faz-se necessário a utilização de tecnologias alternativas que permitam conciliar a produção agropecuária com a manutenção dos recursos naturais, garantindo a utilização e a reciclagem de nutrientes no agroecossistema, bem como, a conservação da biodiversidade. Sendo assim, as comunidades poderão ter continuidade na produção agrícola, permitindo acesso a melhor qualidade de produto sem  a deterioração do ambiente.
Serão testados adubos verdes, espécies de plantas herbáceas da família das leguminosas, antecedente ao plantio de algodão, como será o caso da mucuna-preta, crotalária e feijão-guandú, além do cultivo conjunto com a cultura do algodão, sendo efetuado com a puerária (cudzu) e/ou soja perene. As variáveis a serem avaliadas serão: análise de rotina do solo, análise foliar, rendimento da cultura principal e rentabilidade econômica.
Este projeto tem caráter de pesquisa no sentido de avaliar diferentes adubos verdes, ou seja, plantas com características de fixação de nitrogênio atmosféricos, manejados de forma antecedentes e conjuntamente com a cotonicultura. O resultado previsto como produto da pesquisa será a definição de manejo agroecológico que mantenha e/ou melhore as condições de fertilidade do solo sob a cultura de algodão em condições de agricultura familiar.  
 
Equipe: Fabiano Rodrigues da Matta; Adelar Umberto Schons; Alessandro Ferronato; Edgar Alfredo Tzi Tziboy; Mirian Arabela da Silva Serrano; Hilário Hartmman; Márcio Castrillon; Luiz Gonzaga Chitarra; Marivaldo dos Reis Lima; Osvaldo José de Oliveira;
José Luiz de Siqueira; Vanderley Severino dos Santos; Dimorvanh Alecar Brescancim e
Maria José Paes Santos.
 
Local: Várzea Grande e Cáceres
Atividades desenvolvidas: Amostragem do solo, preparo do solo, adubação e plantio, desbastes/cobertura, controle de pragas/ervas, colheita, tabulação de dados, análise estatística.

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482