Produção de sementes básicas de algodão de fibra naturalmente colorida e de fibra longa para a agricultura

Agricultura Familiar

 

Prazo: dezembro/2001 a dezembro/2003
Situação do projeto: Inativo
Realizador: FUNDAPER
Parceiros: Embrapa, FETAGRI,e Facual.
 
 
Descrição: Durante décadas, a agricultura familiar foi responsável pelo fornecimento de matéria prima em forma de pluma para a indústria têxtil e até mesmo para a exportação, porem com o passar do tempo, a produção do algodão foi concentrando-se nas mãos de grandes produtores e hoje no Mato Grosso, na região, denominada de terra de cultura, existem aproximadamente 3.000ha de lavouras de algodão explorada por 800 agricultores familiares, com nível baixo de mecanização e grandes dificuldades de convivência com as pragas da cultura, especialmente o bicudo. Porem, a agricultura familiar apresenta grande potencial para a produção de produtos de alto valor agregado, como é o caso do algodão de fibra naturalmente colorida e de algodão de fibra longa, com vistas a atender novos nichos de mercado, demandados pela industria têxtil e pelos usuários de roupas de cor natural. Para viabilizar a permanência com dignidade destes agricultores no campo, necessário se faz dota-los destas tecnologias para que os mesmos possam expressar todo o seu potencial produtivo. A presente proposta tem como objetivo produzir  sementes básica de algodão de fibra naturalmente colorida e de fibra longa a partir da implantação, condução de campos de produção de sementes de área de 1ha para cada tipo de algodão para serem distribuídas com produtores da agricultura familiar, na safra de 2002/2003. a condução da cultura seguirá as orientações técnicas da Embrapa Algodão e a presente proposta terá o apoio e a colaboração da FETAGRI.
 
Objetivos: Implantação de 1 ha de algodão de fibra naturalmente colorida e 1 ha de algodão de fibra longa, no município de Primavera do Leste, com vistas a produção de sementes básicas para a distribuição aos produtores de agricultura familiar.
 
Público alvo: produtores de agricultura familiar de Primavera do Leste 
 
Equipe: Francisco José Correia Farias; Eleusio Curvelo Freire + um Auxiliar
 
Local: Primavera do Leste
 
Atividades desenvolvidas: Produção de pelo menos 1500 kg de semente de algodão de fibra naturalmente colorida e 1800 kg de semente de algodão de fibra longa, no prazo de um ano; Distribuição com agricultores de agricultores de agricultura familiar das sementes de algodão de fibra naturalmente colorida e sementes de algodão de fibra longa, no prazo de um ano.

Copyright © IMA - Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Rua Eng Edgard Prado Arze, 1777 Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015
(65) 3321-6455/6482